Goiás tem 50 projetos aprovados na fase final do Programa Centelha 2

No último dia 29 de julho, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) divulgou o resultado final do Programa Centelha 2, elencando os 50 projetos contemplados no estado de Goiás. Em apoio às propostas aprovadas, será destinado o valor global de R$3 milhões, de maneira que cada empresa receberá até R$60 mil como investimento.

O Programa Centelha é uma política pública que tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em todas as regiões do Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece diferentes benefícios, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.

Neste sentido, o Centelha é composto por 5 diferentes etapas: as três primeiras – Fase 1, Fase 2 e Fase 3 – compõem o processo de seleção das propostas submetidas. Em seguida, a quarta fase representa o período de abertura e contratação das empresas selecionadas. Já a quinta e última etapa, chamada de Acompanhamento, engloba o período em que as empresas contratadas recebem os benefícios disponibilizados pelo Programa, como: recursos financeiros; diversas capacitações; descontos e créditos junto a parceiros; apoio para network; entre outros.

Na segunda edição do Centelha em Goiás, foram submetidas 451 ideias inovadoras na Fase 1, das quais 200 foram aprovadas para a Fase 2, e 100 para a Fase 3. Nesta terceira fase, 50 projetos foram selecionados, e 25 foram elencados como suplentes a serem chamados pela FAPEG, caso haja disponibilidade financeira.

Considerando os 50 projetos aprovados, as temáticas mais presentes foram: “TI e Telecom”;  “Biotecnologia e Genética”; e “Inteligência Artificial e Machine Learning”.

 

Além disso, entre os projetos selecionados, 20 são do setor de Agronegócio, 14 de Saúde e Bem Estar, e 10 de Meio Ambiente e Bioeconomia. Aqui, ressalta-se que cada projeto pode representar até três setores de aplicação.

No que tange à origem dos propostas aprovadas na Fase 3, a mesorregião Centro Goiano foi a que mais se destacou, chegando a 41 projetos provenientes de 6 municípios.

 

 

O Programa Centelha é uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI. No estado de Goiás, o Programa é executado pela FAPEG, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI). As instituições desejam boa sorte e parabenizam todos os aprovados no Programa Centelha 2 Goiás!