De olho no Centelha 1 e nos ODS – Edição “Educação de Qualidade”

Tornar as cidades mais sustentáveis e justas é essencial para a sobrevivência do planeta Terra e de todas as formas de vida que nele existem. Vivemos em um tempo em que o alto ritmo de produção e de consumo vêm desequilibrando os ecossistemas, trazendo prejuízos em larga escala. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem se articulando para conscientizar a população mundial em torno dos atuais problemas globais de insustentabilidade, almejando implementar ações que possam mitigar tais problemas.

Foi nesse contexto que foram criados os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ou “ODS”, que fazem parte da chamada “Agenda 2030” – um acordo global assinado ao longo da Cúpula das Nações Unidas, por 193 países membros, no ano de 2015. A Agenda é composta por 17 objetivos ousados e interligados, que se desdobram em 169 metas e focam no enfrentamento dos grandes desafios mundiais de desenvolvimento, a fim de promover o crescimento global sustentável até 2030.

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abrangem esferas diversas, desde socioeconômicas a ambientais, e foram construídos de maneira a serem interdependentes. Assim, o avanço em um dos Objetivos pode vir a refletir na evolução de outro Objetivo paralelo. Além disso, a fim de tornar a implementação dos ODS mais palpável, cada um deles foi traduzido em metas mais específicas, indicando pontos principais de ação. A seguir, conheça cada um deles:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;

ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles;

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade;

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

No site das Nações Unidas, você pode ler mais sobre cada ODS. Acesse: https://brasil.un.org/pt-br.

 

De olho no Centelha 1 e nos ODS

Muitas das empresas contratadas na primeira edição do Programa Centelha podem ser relacionadas a um ou mais ODS, uma vez que suas atuações, por meio de seus produtos ou serviços, podem contribuir para com o atingimento destes Objetivos. Abaixo, são exemplificadas algumas empresas que possuem relação com o ODS 4, “Educação de Qualidade”. São elas: 

 

 

  • Hattori Tech (AM): 

A Hattori Tech nasceu do desejo de alguns professores em inovar no setor da educação. Em pouco tempo, a startup ultrapassou o âmbito unicamente educacional e, hoje, presta serviços, assessorias e consultorias nas áreas de educação física, educação especial inclusiva, comunicação e marketing, robótica, realidade virtual ou aumentada, entre outras áreas. Assim, torna-se possível contribuir de maneira transdisciplinar, tecnológica e inovadora para a promoção e desenvolvimento integral do ensino-aprendizagem. Em sua trajetória, a empresa já prestou serviços para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e agências da ONU. 

Como encontrar: site / Instagram

 

 

  • EducaMeeple (ES): 

A empresa EducaMeeple – que surgiu da tese de mestrado de um professor de Física, no estado do Espírito Santo – oferta jogos educacionais em formato analógico acrescidos de recursos tecnológicos para uso dentro e fora das salas de aula. Seu objetivo principal é levar conteúdos importantes de uma forma divertida aos alunos, fugindo do ensino tradicional, com foco em livros e fórmulas.

Como encontrar: site / Instagram

 

 

  • Ybyram (PR):

A startup paranaense Ybyram busca ensinar conceitos de sustentabilidade por meio de jogos educativos, baseando seu produto na Agenda 2030 da ONU. A empresa almeja, através da gamificação, levar ao público infantil situações do mundo real para promover o processo de aprendizagem de uma forma interdisciplinar, inovadora e divertida. 

Como encontrar:  site / Instagram

 

 

  • GameMind (RN):

A Game Mind possui a missão de formar profissionais pensantes e preparados para o futuro. Assim, a empresa procura desafiar e estimular a criatividade das pessoas a partir de jogos digitais, bem como promover a formação de professores para inserção do novo método de ensino proposto. A Game Mind propõe que as competências e habilidades da nova Base Nacional Comum Curricular – documento governamental que define o conjunto de aprendizados essenciais a serem repassados aos alunos nas escolas – sejam integradas por meio de um ambiente lúdico e inovador.

Como encontrar:   site / Instagram

 

 

  • Klumie (ES):

A startup capixaba Klumie é voltada à qualificação e ao recrutamento de pessoas com deficiência para inserção destas no mercado de trabalho. Entre as soluções desenvolvidas, estão: ambientes virtuais de aprendizagem bilíngue; trilhas tecnológicas; recursos didáticos físicos e virtuais constituídos por jogos físicos e digitais; vídeos interativos; simulações que utilizam as tecnologias de Realidade Aumentada e Realidade Virtual; tecnologia assistiva integrada à plataforma; recursos didáticos; e interface de apoio ao professor, composta por situações de aprendizagem, modelagens, e um aplicativo voltado para a tradução dos sinais. Além de aprovada no Centelha 1, a empresa também passou por programas de aceleração e por incubadoras. 

Como encontrar: site / Instagram

 

 

 

Fontes:

HABITABILITY

UNEP

GOV