O ITBA e o MIT Sloan Latin America Office apresentam a terceira edição do concurso 100K LATAM

A competição visa promover startups da América Latina e o Caribe com capacidade para gerar impacto e promover o desenvolvimento econômico, social e/ou ambiental. Mais de 100.000 dólares em prêmios serão entregues aos vencedores.

O Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), com o apoio do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Sloan Latin America Office, apresenta a terceira edição do concurso 100K LATAM que busca promover o desenvolvimento de startups com capacidade para gerar impacto na região. Dividido em três categorias, serão entregues mais de 100.000 dólares em prêmios aos vencedores. As inscrições são de 02 julho a 31 de julho e podem participar pessoas e equipes de qualquer país da América Latina e do Caribe. Para mais informações: www.100klatam.org.

O concurso tem três categorias, em função da maturidade da ideia: Pitch, Accelerate e Launch. Os projetos serão avaliados por um júri composto por especialistas da indústria, por referentes do universo empreendedor e por acadêmicos que vão considerar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, de base tecnológica e/ou inscritos na economia do conhecimento.

Sobre a competição, Nicolás Bacqué, Diretor Geral de Desenvolvimento Institucional do ITBA, salientou: “Em um contexto como o atual, a parceria entre o MIT e o ITBA reflete o compromisso das Instituições para incentivar e promover o empreendedorismo na região. Esses projetos têm a capacidade de ter um impacto positivo em nossa sociedade, gerando soluções que contribuem em diversos âmbitos para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Em relação ao cronograma, a competição 100K LATAM encerrará suas inscrições no dia 31 de julho e a grande final será realizada em 17 de novembro.

Desde o ano passado, além dos prêmios econômicos, o empreendimento que alcançar o primeiro lugar na categoria Launch entrará na semifinal da edição do MIT $100K Entrepreneurship Competition em Cambridge, juntamente com o mentoring de um referente. Na edição 2019 do 100K LATAM, o vencedor desse benefício foi o projeto peruano Le Qara, que chegou à Grande Final, da qual participaram apenas as oito melhores startups do mundo.

Categorias

Pitch: O objetivo é apoiar ideias ou empreendimentos na fase inicial do desenvolvimento.
1º prêmio: USD 5.000
Finalistas: USD 1.000 (cada)

Accelerate: O objetivo é apoiar ideias ou empreendimentos na fase de desenvolvimento ou nas primeiras vendas.
1º prêmio: USD 20.000
Finalistas: USD 2.000 (cada)

Launch: O objetivo é apoiar empreendimentos com um maior grau de desenvolvimento.
1º prêmio: USD 55.000
Finalistas: USD 5.000 (cada)