Como selecionar boas ideias?

Os inovadores de todo o Brasil mostraram que têm espírito empreendedor e, até o momento, submeteram mais de 14 mil ideias no Programa Centelha em todo Brasil. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações  (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI.

Mas você deve estar se perguntando: como selecionar, dentre as mais de 14.000 ideias, as mais promissoras?! O desafio é grande! Todos os critérios e o passo a passo das avaliações estão dispostos nos editais de cada estado, mas preparamos esse post especial para você ficar por dentro de como funciona o processo de seleção e avaliação do Programa Centelha. Tire 5 minutinhos do seu tempo e vem com a gente!

A seleção dos avaliadores

O primeiro passo para que a avaliação aconteça é selecionar bons avaliadores, especialistas nos setores de aplicação do edital do programa. No início de cada edital dos estados, as Equipes Executoras realizam workshops  para a apresentação do programa às instituições regionais, com participantes de órgãos do governo, incubadoras, ICTI’s, empresas e entidades de apoio local.

Os parceiros regionais tiveram a oportunidade de indicar especialistas para formarem o comitê de avaliação do programa, durante os eventos e posteriormente de forma online. Concomitantemente, as Equipes Executoras fazem a seleção de seus melhores avaliadores que atuaram em outros editais, para incluir no grupo de especialistas.

Para ser um Avaliador Centelha, o especialista tem seu currículo analisado pelo Comitê Gestor do programa, que homologa aqueles com: (1) comprovada capacidade técnica; (2) experiência de mercado; (3) comprometimento em trabalhos anteriores; (4) qualidade dos feedbacks oferecidos aos empreendedores.

Os avaliadores são alocados para análise de projetos dependendo de sua especialidade e temática da ideia submetida. Se o avaliador “A” é especialista em Gestão, projetos voltados à temática serão alocados a ele.

A definição dos critérios de avaliação

A metodologia de avaliação do Centelha foi desenvolvida a partir de estudos realizados com base em diversos mecanismos internacionais de avaliação e seleção de ideias. O modelo também é inspirado na metodologia do Programa Sinapse da Inovação, que vem sendo aprimorada há mais de dez anos, desde sua primeira edição em 2008.

Garantindo o alinhamento de critérios entre os avaliadores

Antes de realizar a avaliação, cada avaliador participa de capacitações, a fim de compreender e alinhar os critérios que serão considerados em cada etapa da metodologia Centelha. As capacitações, assim como a dos empreendedores, acontecem de forma online, por meio de vídeos acompanhados de uma apostila com orientações.

Mais de 14.000 ideias submetidas… e agora?!

Cada ideia submetida no programa conta com a avaliação de dois especialistas, que não tenham vínculo com a instituição de origem do proponente, e que atribuem uma nota e um parecer escrito sobre o projeto.

As ideias submetidas passam por um funil composto pelas 3 fases do programa:

Fase 1: Ideia Inovadora
Fase 2: Projeto de Empreendimento
Fase 3: Projeto de Fomento

Fase 1: Ideia inovadora

A primeira fase do programa é considerada “pré-qualificatória”, na qual são concedidas capacitações aos candidatos, visando preparação para as fases 2 e 3. Dessa forma, mesmo que a ideia não seja selecionada para a próxima fase, os integrantes da equipe passam por capacitações online que visam orientar o empreendedor acerca do Programa Centelha e também sobre temas como Inovação, Empreendedorismo, Validação de ideias, Mercado, Oportunidades de Negócio, Pitch, Equipe Empreendedora, entre outras.

Além dos vídeos de capacitação online, no Centelha AL, por exemplo, a Equipe Executora realizou Oficinas de Ideação na cidade de Maceió que tiveram o objetivo de auxiliar os proponentes a preencherem o formulário de Ideia Inovadora de maneira presencial.

Oficina de Ideação realizada em Maceió, na UNIT.

A iniciativa de qualificar durante todas as fases do Centelha é positiva, pois impacta diretamente um dos objetivos do programa: estimular o aumento da quantidade e qualidade de propostas submetidas aos ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, espaços de coworking, etc.), por parte das empresas brasileiras de base tecnológica.

Existem três critérios para a avaliação das ideias submetidas na primeira fase do programa:

Por fim, a pontuação da ideia é obtida pelo produto da nota do Potencial de Mercado pelo Potencial de Inovação, somada à nota do perfil da Equipe Empreendedora. Ou seja:

Ao fim da primeira fase, até 200 ideias que obtiveram as maiores notas no estado são selecionadas. Muitos empreendedores submetem mais de uma ideia na plataforma Centelha. Assim, caso o proponente tenha mais de uma ideia com nota suficiente para ser aprovada, é selecionada para a fase de Projeto de Empreendimento, aquela que tiver obtido a maior pontuação.

 

Fase 2: Projeto de Empreendimento

A segunda etapa do Programa Centelha exige um maior detalhamento sobre o plano de execução da ideia proposta pelos participantes. Ao final desta etapa, até 100 projetos, em cada estado, continuam na disputa pela subvenção.

O Projeto de Empreendimento traduz-se em um plano para a implementação do negócio do proponente. Assim, por meio da apresentação de fundamentos técnico-científicos e também mercadológicos do produto ou serviço, é possível avaliar o potencial e a viabilidade da ideia submetida.

Para muitos empreendedores, esse é o primeiro plano de negócios criado para a ideia. Pensando nisso, o Centelha oferece às equipes participantes da Fase 2, uma gama de capacitações criadas por especialistas a fim de auxiliar na construção do projeto de empreendimento. Entre elas, estão:

  • Palestra Introdutória sobre o Projeto de Empreendimento
  • Estratégias de Comunicação
  • Desafios de Desenvolvimento
  • Modelos de Receita
  • Proposta de Valor
  • Planejando o MVP
  • Tecnologias e Tendências
  • Jornada de um empreendedor

Além dos conteúdos online, algumas Equipes Executoras proporcionaram eventos de capacitação presencial aos participantes. Foi o caso do Centelha ES, que organizou uma Maratona de Mentoria, com a participação de especialistas convidados para auxiliar os proponentes na submissão do Projeto de Empreendimento.

Maratona de Mentoria, realizada no IFES.

O que a equipe de avaliadores Centelha espera durante a seleção, é encontrar Projetos de Empreendimento que demonstrem potencial, inovação e viabilidade de se concretizar. Para tal, os avaliadores tem como base a Metodologia Centelha para o desenvolvimento de novos negócios em 6 vertentes:

Para atribuição da nota, a metodologia Centelha leva em consideração os seguintes critérios:

A pontuação da segunda fase é obtida pela multiplicação dos três critérios, em que os dois primeiros fornecem o potencial do negócio e o terceiro, o fator de risco, é um redutor que leva em conta a probabilidade de o negócio, mesmo tendo potencial, não resultar em sucesso. Dessa forma, a pontuação 1,0 significa máxima possibilidade de sucesso.

Selecionados os 100 projetos com as maiores notas, seguimos para a Fase 3!

 

Fase 3: Projeto de Fomento

A última etapa do funil consiste na submissão de um Projeto de Fomento. Mas o que é isso?
O objetivo do Projeto de Fomento é planejar as principais atividades e desembolsos que a empresa efetuará na Fase de Acompanhamento do programa para desenvolver seu produto e seu negócio. Dessa forma, o empreendedor deverá desenvolver um planejamento para os meses de desenvolvimento, respondendo às seguintes perguntas:

Assim como nas fases anteriores, uma série de capacitações online são disponibilizadas. Para auxiliar na submissão na Fase 3, a Equipe Executora do Centelha PB organizou um treinamento presencial para os participantes do edital no estado. A Fapesq/PB realizou, em parceria com o Sebrae PB, oficinas de Modelagem de Negócios em Canvas voltadas aos selecionados para a Fase 3 do Programa Centelha.

Centro de Educação Empreendedora do SEBRAE PB, em João Pessoa

Para a seleção dos melhores projetos nessa fase, o julgamento dos avaliadores dependerá dos seguintes critérios:

A seleção dos projetos aprovados depende da consistência de seu Plano de Aplicação dos Recursos. É muito importante atentar aos itens que são financiáveis pelo edital e aos que não são, para que o projeto não seja prejudicado.

Por fim, a nota final no programa é dada pela média simples das notas das fases 2 e 3.

Agora, os projetos aprovados têm um período para formalizar suas empresas e receber a subvenção, que varia de acordo com o estado. Na sequência, durante seis meses, passarão por um processo de desenvolvimento e acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Feedback aos empreendedores

Vale a pena ressaltar que os pareceres escritos pelos avaliadores são disponibilizados via e-mail para os proponentes que solicitam o feedback, conforme previsto no edital. A Equipe Centelha acredita que as observações feitas sobre os projetos podem servir de insumo para a evolução da equipe e desenvolvimento do produto ou serviço, mesmo que a equipe não seja contemplada pelo programa.

Recursos Administrativos

O Edital que rege o programa possibilita o pedido de recursos administrativos em todas as fases. O proponente pode solicitar, no prazo indicado, o parecer com as justificativas apresentadas pelos avaliadores, podendo solicitar o recurso administrativo, caso julgue necessário. Todos os recursos são analisados pelo Comitê Gestor do programa para a homologação do resultado final.

Também quero selecionar IDEIAS INOVADORAS

Gostou da metodologia e gostaria de fazer parte da comunidade de avaliadores do Centelha? Cadastre-se no formulário!