28 ideias de AL são contempladas pelo Programa Centelha

Após sete meses de divulgação e seleção repletos de eventos, capacitações e webinars, o Programa Centelha Alagoas, lançado em outubro de 2019, conclui sua etapa de Capacitação, Avaliação e Seleção, com a divulgação da lista final dos 28 projetos que serão contemplados com recursos financeiros de até R$ 57.143,00 em subvenção econômica do Governo do Estado de Alagoas, por meio de sua Fundação de Amparo a Pesquisa.

Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Alagoas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), pela  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e SEBRAE/AL.

No total, o Programa Centelha Alagoas recebeu 1.234 ideias inovadoras, contando com a participação de mais de 3.400 integrantes nas equipes. O expressivo número posicionou o estado alagoano em segundo lugar no ranking nacional e em primeiro lugar na região nordeste, dentre os estados participantes do Centelha. Durante as três fases de seleção os proponentes receberam capacitações presenciais e online sobre os mais variados temas de empreendedorismo, com apoio e dicas de especialistas de diversas áreas.

Perfil dos projetos contemplados

Das 1.234 ideias inovadoras recebidas, provenientes de 59 municípios, 204 passaram para a segunda fase onde os proponentes tiveram que aprofundar a ideia inicial através de um projeto de empreendimento, detalhando um plano de negócio. Após avaliação, 101 projetos foram aprovados para a terceira e última fase, na qual os proponentes elaboraram o planejamento físico-financeiro de seu negócio, um projeto de fomento, para disputar uma vaga entre os 28 contemplados. Dos 101 projetos, 50 foram aprovados, sendo 28 contemplados e outros 22 suplentes. Agora os empreendedores aprovados deverão constituir empresa e as futuras startups são oriundas de três cidades alagoanas, Maceió (24) e Rio Largo (3) no Leste Alagoano e Arapiraca (1) no Agreste Alagoano.

Quanto às instituições de vínculo declaradas pelos proponentes, tem-se a Universidade Federal do Alagoas, com 06 selecionados, seguida da Universidade Tiradentes (UNIT), com 3 aprovações. O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Universidade Estado de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e o Instituto de Ensino Superior de Alagoas (IESA), tiveram 1 projeto finalista cada.

Dos 28 projetos aprovados, 7 se aplicam a temática de Tecnologia Social; 6 a Química e Novos Negócios; 3 a Inteligência Artificial e Machine Learning; 3 a TI e Telecom; 2 a Design; 2 a Internet das Coisas (IoT) e 2 a  Manufatura Avançada e Robótica. Já as temáticas Automação, Biotecnologia e Genética e Blockchain, tiveram 1 projeto cada. Em se tratando dos principais setores de aplicação das soluções, 18% se aplicam a Educação; 14% a agronegócio e 11% a Comércio e Varejo.

Quanto ao estágio de desenvolvimento das soluções, 46% dos aprovados já estão com o protótipo testado, 21% em estágio de protótipo conceitual, 14% está com o protótipo finalizado e 7% já está em busca de comercialização pioneira. No que se refere à formação dos empreendedores com projetos contemplados, 68% já concluíram ou estão cursando uma pós-graduação, outros 21% já concluíram ou estão cursando o ensino superior e 11% possuem o ensino médio.

Agora os 28 contemplados terão o prazo de 60 dias para formalizar a empresa e entregar a documentação relacionada no edital para posterior assinatura do Termo de Outorga junto à FAPEAL e recebimento dos recursos financeiros. Além da subvenção econômica, as 28 startups receberão 6 meses de acompanhamento e suporte técnico para o desenvolvimento de seus produtos e modelos de negócio.

Sobre o programa

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Para conferir a lista com os vencedores basta clicar AQUI.

Acompanhe abaixo as estatísticas da edição alagoana do Programa Centelha: