28 ideias de SC são contempladas pelo Programa Centelha

Centelha SC finalizou, no dia 17/04, a primeira edição do programa com 28 projetos aprovados na Fase 3. Os projetos finalistas são provenientes de 8 municípios e envolvem 105 participantes, sendo 75% destes homens e 25% mulheres.

Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e, em Santa Catarina, o programa é executado pelo governo do estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Ao término do prazo de inscrições, 1219 novas ideias de 110 municípios catarinenses foram submetidas à avaliações de consultores especializados nas respectivas áreas temáticas. Após 10 meses e 3 Fases repletas de capacitações e workshops, o Centelha SC chega ao Resultado Final com 28 projetos que serão contemplados com até R$60 mil em subvenção do Governo do Estado, por meio da FAPESC.

Entre as áreas temáticas dos projetos aprovados, destacam-se: Inteligência Artificial e Machine Learning (21,4%), Biotecnologia e Genética (10,7%), Internet das Coisas – IoT (10,7%), Nanotecnologia (10,7%), Química e Novos Materiais (10,7%) e Tecnologia Social (7,1%). Sobre os setores de aplicação destacam-se os projetos aprovados em: Saúde e Bem Estar (13), Agronegócio (6), Educação (6), Meio Ambiente e Bioeconomia (6), Segurança e Defesa (6), Farmoquímico e Farmacêutico (4) e Marketing e Mídias (4).

Para conferir a lista com os vencedores basta clicar AQUI.

Acompanhe abaixo as estatísticas da edição catarinense do Programa Centelha: