Livros que todo empreendedor deveria ler

O conhecimento é o segredo para o sucesso de muitos negócios. Por isso, separamos para você, que é empreendedor ou deseja empreender, algumas dicas de títulos que auxiliarão na prosperidade e no crescimento de sua startup.

1. Rápido e devagarDaniel KahnemanO vencedor do Nobel de Economia, Daniel Kahneman, mostra em Rápido e devagar, as formas que controlam mente, as duas formas de pensar: o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel nos mostra a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva em nossas decisões e até onde podemos ou não confiar nele. O entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em decisões pessoais e profissionais.

2. O lado difícil das situações difíceisBen Horowitz
Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis, aqueles de que as faculdades de administração não tratam.

3. De Zero a UmPeter Thiel
Em De zero a um, o paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. O autor revela como construir empresas que criem coisas novas e apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

4. O Dilema da InovaçãoClayton M. Christensen
Para Christensen, professor catedrático de administração de empresas, o dilema do inovador é saber que fazer as coisas certas pode levar ao fracasso. Às vezes é errado ouvir os clientes, investir em oportunidades de maior retorno e fazer todas as coisas que trouxeram sucesso a uma empresa estabelecida. Escrito com clareza, amplamente documentado, provocativo e desafiador, este livro é indispensável para qualquer um na área de negócios.

5. Livros sugeridos pela comunidade Centelha

Por meio de uma publicação sobre dia do livro (23/04) recebemos no instagram do Programa Centelha diversas sugestões de outros livros que empreendedores não poderiam deixar de ler. São eles:

O poder do hábito, de Charles Duhigg;
Princípios, de Ray Dalio;
O princípio 80/20, de Richard Koch;
Lean Startup, de Eric Ries;
Este livro não vai te deixar rico, por Startup da Real;
Blitzscaling, do Reid Hoffman;
Empresas feitas para vencer, do Jim Collins;
O Fuzzy e o Techie, do Scott Hartley;
Empreendedorismo Subversivo, de Facundo Guerra;
Smart Money, do João Kepler;
As Leis da Autoresponsabilidade, de Paulo Vieira;
O Estado empreendedor: Desmascarando o mito do setor público vs. setor privado, de Mariana Mazzucato;
Você, eu e os robôs, da Martha Gabriel;
A Economia da Inovação Industrial, por Chris Freeman e Luc Soete;
Criatividade SA, do Ed Catmull.

Aproveite e utilize as dicas de leitura para se capacitar teoricamente e assim levar seu negócio para o sucesso.