Como captar recursos de subvenção econômica para o seu negócio

Se você está desenvolvendo um negócio inovador, já deve saber que toda inovação vem acompanhada de riscos e custos inerentes ao seu desenvolvimento. A subvenção econômica é um instrumento de política pública criado para que o governo possa incentivar o empreendedorismo inovador e, de alguma forma, compartilhar parte desses riscos assumidos pela iniciativa privada.

O principal benefício – que brilha aos olhos de qualquer empreendedor – é a possibilidade de acesso a recursos públicos não-reembolsáveis, ou seja, recursos financeiros que o empreendedor não precisa devolver (não é um financiamento), nem oferecer participação acionária em troca (como acontece no caso dos investimentos). Desta forma, os recursos são destinados integralmente para o desenvolvimento de um projeto na empresa.

Mas você deve estar se perguntando: por que o governo oferecia dinheiro de graça para minha empresa? É importante destacar que, ao incentivar a atividade inovadora, o governo busca retorno na forma de desenvolvimento econômico, criação de postos de trabalho, geração de impostos, sem falar nas soluções inovadoras para o mercado. Ou seja, todos saem ganhando.

Benefícios para as empresas

Para as empresas, além dos recursos financeiros não-reembolsáveis, muitos dos editais de subvenção vêm acompanhados de outros benefícios para o desenvolvimento do negócio, como capacitações, mentorias, bolsas aos empreendedores, networking, acesso a investidores e parceiros, dentro outros.

As regras de utilização dos recursos financeiros variam de acordo com cada edital. Geralmente, os recursos podem ser utilizados durante 12 meses para cobrir despesas de custeio (como insumos para o desenvolvimento de protótipos, serviços de terceiros, materiais de consumo, viagens) e despesas de capital (como máquinas e equipamentos), desde que todas sejam bem justificadas e tenham relação com o projeto em questão.

Em alguns casos, é solicitada uma contrapartida econômica ou financeira, geralmente simbólica, para avaliar o grau de mobilização e comprometimento da equipe com o projeto em questão.

Cabe destacar que, por ser um recurso público, a subvenção econômica possui algumas regras e o empreendedor deve ter um cuidado especial em sua utilização e realizar uma prestação de contas detalhada ao final do contrato. Por isso, é importante que o empreendedor leia atentamente ao edital e a todas as regras desde o início, para que possa desenvolver o projeto de forma tranquila, diminuindo o tempo gasto com burocracias.

Principais fontes de recursos de subvenção

No Brasil, as principais entidade promotoras de editais de recursos de subvenção são a Finep, CNPq, BNDES, Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado, entre outras.

Os editais de recursos de subvenção podem contemplar iniciativas de diferentes setores e portes, abrangendo programas que dão suporte a desde pessoas físicas com uma ideia inovadora até grandes empresas. No caso de alguns negócios com alto grau de risco e tempo de desenvolvimento, como hardwares ou soluções na área da saúde por exemplo, o recurso de subvenção pode ser fundamental para garantir seu sucesso e sobrevivência.

Como os editais ficam abertos por um curto período (em média 45 dias) separamos aqui algumas das principais oportunidades com inscrições abertas ou com edital previsto, para que você possa acompanhar.

Dicas para quem quer participar

Por fim, separamos algumas dicas para quem procura recursos de subvenção para o seu negócio:

  • Entenda o momento e a necessidade da sua empresa, para compreender se os recursos de subvenção são a fonte adequada de capital para sua empresa (existem outras alternativas que também pode ser benéficas, como investidor-anjo, aceleradora, fundos de investimento, financiamentos, dependendo do estágio em que seu negócio se encontra);
  • Leia atentamente ao edital: nele você encontra todas as regras do jogo;
  • Faça a inscrição do seu projeto atentamente: revise, peça para alguém ler e realize melhorias;
  • Cuide para não virar uma “empresa de edital”: subvenção é importante, mas receita de vendas também!
  • E fique atendo aos editais: no Instagram do Programa Centelha vamos compartilhar periodicamente algumas oportunidades para você não ficar de fora.