Programa Centelha AM aprova 207 Ideias na Fase 1

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou nesta quinta-feira (13/02) o Resultado Final da Fase 1 das propostas submetidas ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Programa Centelha-AM), edital N°011/2019. No total, 207 ideias foram aprovadas para a Fase 2, que consiste no projeto de empreendimento.

Realizado pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), o  Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Amazonas, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso

No dia 17 de janeiro deste ano, a Fapeam divulgou a Lista Preliminar da Fase 1, com 200 ideias inovadoras aprovadas para a Fase 2 do Programa. Após a análise dos recursos impetrados pelos proponentes, o Comitê Técnico do Programa Centelha deferiu 7 propostas, o que justifica o acréscimo de projetos para a próxima etapa do Centelha Amazonas.

O programa é divido em 3 fases distintas e eliminatórias, sendo elas: Fase 1- Ideias Inovadoras; Fase 2: Projeto de Empreendimento e Fase 3: Projeto de Fomento.

O Programa conta com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão oitocentos e vinte mil reais), os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) para o apoio de até 28 projetos de inovação, no valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).

Capacitação

A Fapeam promoverá Oficinas de Capacitação para a Fase 2 do Programa Centelha Amazonas para os proponentes das 207 propostas aprovadas nesta etapa.

Na Fase 2, as principais dimensões a serem apresentadas pelos proponentes são: equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. É quando os proponentes farão detalhamentos das propostas submetidas na fase anterior, agora com foco na viabilidade e no desenvolvimento do empreendimento.

Programa Centelha

O Programa Centelha é realizado em 21 estados. No Amazonas, a iniciativa é executada pela Fapeam, sendo promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

FONTE: FAPEAM