Programa Centelha AP registra o número de 179 ideias inscritas

Lançado em Setembro de 2019, o Programa Centelha AP, executado pela FAPEAP, encerrou suas inscrições no dia 14 de Novembro de 2019. Ao todo, o Programa obteve 295 participantes cadastrados e 179 ideias submetidas provenientes de 6 municípios.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operado pela Fundação CERTI e executado no Amapá pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP).

Os municípios com o maior número de ideias submetidas foram: Macapá, com exatos 152 projetos, e Santana com 22 ideias inovadoras cadastradas.

As temáticas com o maior número de projetos inscritos foram: Tecnologia Social (33,5%), TI e Telecomunicações (13,4%), Automação (11,2%), Química e Novos Materiais (7,8%), Inteligência Artificial e Machine Learning (7,3%), Design (5,6%) e Biotecnologia e Genética (4,5%).

No que se refere ao setor de atuação das ideias submetidas, destacam-se propostas inovadoras nas seguintes áreas: Social (50), Comércio e Varejo (47), Saúde e Bem Estar (36), Meio Ambiente e Bioeconomia (32) e Educação (31).

Confira essas e outras estatísticas no infográfico abaixo:

FONTE: FAPEAP