Paraíba lança o Programa Centelha com investimento para ideias inovadoras

Objetivo é estimular a criação de empreendimentos inovadores com recursos de subvenção econômica

Aconteceu na última quinta-feira (06/06), no auditório do Sebrae, em João Pessoa, o evento de lançamento do edital do Programa Centelha Paraíba, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e executada na Paraíba pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia (SEECT) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). Serão investidos na Paraíba recursos na ordem de aproximadamente R$ 1,7 milhão, sendo 570 mil de contrapartida do Estado.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

O lançamento do Centelha-PB aconteceu durante a solenidade de abertura do Fórum do Confap, pelo governador do Estado da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, com as presenças do secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade; o secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado; o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa; e demais autoridades convidadas, entre elas representantes do MCTIC, CNPq, Capes, Finep, e instituições como Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), entre outras.

O presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras, de Azevedo apresentou a atual situação da agência e pontuou os impactos que podem ser sentidos em ações desenvolvidas com as Fundações de Amparo à Pesquisa. Segundo o presidente, também estão sendo feitos estudos sobre alternativas de ampliação de recursos privados para a promoção de ações.

Marcelo Camargo, da Finep, defendeu a necessidade de investimentos como política de Estado. Ele destacou as ações da agência em parceria com as FAPs, sobretudo dos programas Centelha e Tecnova 2. No Fórum de João Pessoa, também foi feita a assinatura do Termo de Convênio do Programa Centelha-Paraíba entre o Governo do Estado/Fapesq com a Finep.

Representando a Capes, a coordenadora de Programas Estratégicos, Priscila Cagni, apresentou a atual situação de contingenciamento da agência e as ações feitas para minimizar impactos nos programas desenvolvidos, sobretudo com as FAPs. Ela acolheu demandas das Fundações que serão apresentadas à entidade.

As inscrições do Programa Centelha no estado da Paraíba terão início em 17 de junho e vão até 17 de julho de 2019.

Lançamento Programa Centelha Paraíba

Lançamento Programa Centelha Paraíba

Lançamento Programa Centelha Paraíba

Lançamento Programa Centelha Paraíba

Lançamento Programa Centelha Paraíba

Lançamento Programa Centelha Paraíba